segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O Santo Huberto

Quis postar dois aspectos importantes das provas de S.Huberto: o Regulamento e os Estalões de Trabalho. Teoricamente serão estes dois itens que afectarão a classificação das provas. Haverão outros regulamentos com pequenas diferenças (principalmente a nível das organizações dos clubes das raças), mas todos eles terão, mais ou menos, contemplados os mesmos aspectos.
Muitas vezes é questionada a importância relativa entre caçador e cão. Alguns acham que a percentagem atribuída ao cão é pouca, quando comparada com a atribuída ao caçador. Penso que se tratando de uma prova para caçadores com cão de parar, esta relação estará certa. Se pensarmos que a importância do cão, poderá ser exacerbada, pelo facto de nos dar a possibilidade de fazermos o tiro e consequentemente auferirmos pontuação por isso, então ainda se tornará mais equilibrada.
Existem outras provas (caça prática, primavera. grande busca, etc), onde os nossos companheiros são as estrelas principais.
A forma de abordar o S.Huberto será muito pessoal. Eu interpreto-o como uma forma de convívio entre amigos com os mesmos interesses e, sobretudo, como uma maneira de continuar a utilizar os cães após o fecho da temporada de caça. É por isso que no início me assumi como um caçador, que gosta de provas com cães de parar.