sexta-feira, 19 de junho de 2009

Politicamente (in)correcto - 10 (Datas, calor e cães)

Está à porta mais um fim-de-semana com várias provas agendadas. De norte ao sul do país há provas de apuramento para o Nacional e provas regionais, por isso decidi hoje e aqui, dar voz àqueles que não a têm: os cães!
As previsões da temperatura, para todo o país, ultrapassam os 30 graus! Em alguns casos estão previstos 35!
Sabendo que o "normal" funcionamento das provas obriga concorrentes a entrar no campo às 13 – 14h, como vamos encarar os nossos fiéis amigos? Como vamos gerir o esforço daqueles que, tão silenciosamente, tentam por tudo agradar ao seu dono, muitas vezes com consequências graves?
Já abordei este assunto noutro post: as datas. Sei que este ano houveram várias condicionantes que obrigaram a que os calendários (pelo menos os oficiais) sofressem alguns atrasos, mas mais uma vez apelo a quem tem a responsabilidade de planear estas coisas: lembrem-se do calor, dos canitos e (por que não?) de todos os intervenientes, quando marcarem as datas.
As provas poderiam começar em Março (após o fecho da caça) e terminarem (as oficiais, claro), até ao fim de Maio. Também a geografia tem influência, sabendo-se que o sul do país é mais quente que o norte, seria de esperar que se fizessem primeiro. Aproveito para reparar que as provas de apuramento para o Nacional, da IV Região, continuam sem datas marcadas! Estamos a falar do Alentejo!!
Penso que num universo tão pequeno como o nosso, será relativamente fácil evitar estas situações, desde que o planeamento seja atempado e tenha em conta as condições desejadas.
No Santo Huberto, todos procuram e não exigem menos do que a perfeição: busca cruzada, paragem firme, respeito ao tiro e ao levante, cobro à ordem, enfim nada mais do ser perfeito... contudo, começamos por não respeitar aqueles que, não tendo voz, nos dedicam tanta afeição.
Desejo uma boa jornada para Todos os que vão estar em campo este fim de semana, mas principalmente para os nossos/vossos companheiros. E como sempre, muito, muito cuidado!