segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Prova de Homenagem ao Dr. João António de Paula Bessa - Resultados



Teve lugar ontem, em Sapataria, a Prova de Homenagem ao Dr. João Paula Bessa, pelos 25 anos de Juiz nacional e internacional de provas de Santo Huberto. Esta foi uma iniciativa da Oestecaça, a que se associaram o Município de Sobral de Monte Agraço e a JF de Sapataria, para além de várias Associações de caçadores da região. 




Inscritos 20 concorrentes, vindos de vários pontos do país, que se quiseram associar a esta justa homenagem ao homem e ao juiz, que foi um dos precursores das provas de cães de parar e de Santo Huberto, em Portugal. 
Foram feitas duas séries, julgadas pelos juízes: Série A- José Pedro Leitão e Paulo Filipe; Série B- Manuel Brás, Dr. Jorge Rodrigues e Mafalda Leitão (tirocinante).
Os terrenos eram de coberto muito característico, um deles com inclinação acentuada e outro mais suave. O vento (que faz parte da "paisagem" do oeste), não se fez rogado e transformou aquela manhã numa manhã fria. 

Passaram a uma barrage os três primeiros posicionados de cada série, tendo a classificação final ficado assim ordenada:


1º Rui Bonito, P
2º João Pereira, BA
3º Fernando Henriques, BA
4º José Herculano, PP
5º André Oliveira, BA
6º Vítor Silva, BA





O almoço de confraternização, a homenagem das várias entidades ao Dr. Paula Bessa e a entrega de prémios, foram realizados na sede da Associação local. 
Foi também projectada uma apresentação de fotos que reflectiam a vida e a obra do homenageado, seguindo-se no uso da palavra, as entidades oficiais e os amigos, que enalteceram o caracter do Dr. Paula Bessa, não só como juíz, mas também como homem e munícipe.



Foi com inegável emoção que o Dr. Paula Bessa brindou os presentes com a narrativa de um pouco da história das provas de Santo Huberto em Portugal, vivida na primeira pessoa e de alguns presentes na sala e que (pelo menos a mim), deliciaram e me fizeram rever neste verdadeiro espirito do Santo Huberto, que deve (e tem!) de ir muito para além daqueles 15 minutos de prova.