domingo, 13 de setembro de 2015

7º Troféu Oestecaça - Resultados

Teve lugar ontem, em Turcifal, a sétima edição do Troféu Oestecaça, prova esta disputada por equipas. Organizada pela Federação das Zonas de Caça do Oeste (Oestecaça), e inserida na Feira Oeste Natura, este ano contou com a presença de 7 equipas de 3 elementos, distribuidos por 3 séries e julgados pelos juízes, Manuel Brás, Joaquim Rosa, Paulo Filipe e Mafalda R. Leitão. A coordenação da prova esteve a cargo de José Pedro Leitão.

Os terrenos eram bem conhecidos da maioria dos concorrentes, por já lá se terem realizado várias provas, sendo muito típicos daquela região do Oeste, onde não faltou o tradicional vento. Este era forte, o que dificultou bastante a prestação dos cães e o tiro dos caçadores.
A classificação final foi encontrada pela classificação de cada membro da equipa na respectiva série. Assim, o pódio desta prova ficou ordenado da seguinte forma:




1º- Fernando Henriques, Sérgio Fernandes e Luís Delgado 
2º- Rui Bonito, Alberto Henriques e António Matias
3º- César Sousa, Nuno Balico e André Costa

Troféu para o melhor cão da prova: Dolly dos Potinhos, Rui Bonito

O almoço e a entrega dos prémios tiveram lugar no recinto da feira, tendo havido também uma prova de beleza para cães de parar. Assim se mostrou que a beleza não ocupa lugar e que os cães para além de bons, também podem ser bonitos.

Tenho de mencionar a minha admiração pessoal pela Oestecaça, representada pelo seu presidente e pelo seu staff de juízes e, acima de tudo, por aquilo que representam e têm feito pelo Santo Huberto em Portugal. 
Penso eu que não restam duvidas (pelo menos para mim), que a "força" do Santo Huberto se encontra no centro do país, sendo a Oestecaça uma das federações mais activas e que incrementam a modalidade de uma forma constante, ao longo do ano. Não querendo estar a fazer elogios de circunstância, muito menos ferir susceptibilidades, tenho de agradecer em meu nome pessoal a forma como somos sempre bem acolhidos naquela região e, mais importante, a forma como aquela federação trata esta modalidade.