domingo, 6 de dezembro de 2015

Troféu de Homenagem a João Santos - Resultados

Realizou-se ontem, em Monte Real, o Troféu de Homenagem a João de Sousa Santos.
Iniciativa dos seus amigos e juízes que com ele viveram as provas de cães de parar e de Santo Huberto, contou com a presença de 26 conjuntos, com a particularidade de poderem ser inscritos dois cães por caçador. Assim, foram formadas três séries, julgadas pelos juízes Pedro Cavaca Caetano, Teves Vieira, Daniel Pereira e Joaquim Vitorino.
Os terrenos eram de pinhal, característico daquela região, com coberto mais ou menos denso e que permitiu fazer a prova em campos corridos, com a caça solta previamente. A temperatura esteve amena, para esta época do ano, mas o vento muito fraco e, sobretudo, insconstante dificultou bastante o trabalho dos cães. Quanto aos caçadores, foram os pinheiros que teimaram em meter-se à frente do chumbo. Os pinheiros e alguma azelhice à mistura... mas, como de uma festa se tratava, isso acabou por servir para conversas mais divertidas.
As regras estipuladas pela organização previam que passava à barrage o primeiro classificado de cada série, pelo que se deu o caso de termos na Barrage o mesmo concorrente duas vezes, embora com cães diferentes.



Resultado final:
1º Pedro Pereira, PP
2º Carlos Guilherme, BA
3º Carlos Guilherme, EB






O almoço e a entrega de prémios tiveram lugar num restaurante de região, antecedidos da homenagem a João Santos, através das palavras daqueles que, a seu tempo, tiveram a oportunidade de com ele privar. Homenagem sentida e emocionada, patente no relato de vários episódios da sua vida, nos quais os actuais intervenientes também foram protagonistas.