segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Final do Campeonato Nacional de Stº Huberto da CNCP - Resultados



Teve lugar no passado fim de semana, em Alvaiázere, a final do Campeonato Nacional de Santo Huberto da CNCP. Este ano a Confederação Nacional dos Caçadores Portuguêses delegou na sua associada, Federação de Caça e Pesca da Beira Litoral a organização desta final, que juntamente com o Clube de Caçadores do Concelho de Alvaiázere e o inestimável apoio do Município de Alvaiázere, proporcionaram a todos os participantes um programa rico em actividades desportivas, culturais e gastronómicas.

Ao longo deste ano, as várias federações foram organizando as suas provas de apuramento, com o intuíto de selecionar, cada uma, três representantes. Para além disso (e conforme o regulamento), foram ainda convidados três concorrentes da Madeira, região na qual não existe ainda uma delegação oficial da CNCP. Assim, estiveram presentes nesta final 30 concorrentes, representando 10 equipas.
A concentração dos concorrentes, delegados e juízes foi na sexta feira, onde, após a cerimónia de boas vindas e do jantar, foram sorteadas as séries e os campos das provas, assim como os juízes.




Foram juízes desta final: Manuel Brás, José Pedro Leitão, Joaquim Rosa, Vitor Serrano, José Gonçalves, Samuel Lourenço, Paulo Rocha, Sandra Esteves e Mafalda Leitão. 







 
 No sábado de tarde foi-nos proporcionado um amplo programa social, com visitas guiadas a pontos de interesse turístico e cultural do concelho de Alvaiázere, 





demonstrando que o Santo Huberto serve também para enriquecer culturalmente os seus praticantes e dar a conhecer o nosso país, principalmente as zonas mais do interior.






Os terrenos das provas eram típicos da região, com graus de dificuldade diferentes, o que no final se viria a repercutir nas prestações e consequentes classificações. Campos muito técnicos, alguns com grande dificuldade na execução do tiro, devido ao coberto vegetal ser principalmente composto por olival.
As condições metereológicas foram razoáveis, embora o calor e alguma falta de vento afectassem alguns concorrentes menos bafejados pela sorte no sorteio da entrada.

No compto dos dois dias foram encontrados os seis finalistas que disputariam as barrages finais. Haveria uma barrage para o três primeiros e outra para os três segundos de cada série.

Classificação individual final após barrage:


1º Carlos Paiva, EB (Beira Interior)
2º Paulo Veloso, P (Viseu)
3º Rui Bonito, BF (Viseu)
4º Carlos Guilherme, EB (Oestecaça)
5º João Pereira, BA (Oestecaça)
6º Ricardo Rodrigues, BA (Açores)

 


Classificação por equipas:
1ª Federação dos Clubes de Caça e Pesca do Distrito de Viseu 
2º Oestecaça
3º Federação de Caçadores de Entre Douro e Minho




 


Troféu melhor cão da prova: Fusca do Monte Pereira, de João Pereira









O almoço e a cerimónia de encerramento contou com a presença do presidente da CNCP e de vários presidentes das federações que a compõem, que aproveitaram para celebrar os 23 anos de vida da CNCP, completados este mês.

Após a divulgação de resultados e a entrega de prémios, deu-se por encerrada esta final, tendo havido a garantia, dada pelo presidente, de que o Santo Huberto continuaria a ser tratado com a importância e o carinho que merece por parte da Confederação Nacional dos Caçadores Portuguêses, com novidades, muito em breve, sobre a sua internacionalização.