sábado, 8 de outubro de 2016

Provas para iniciados (projecto)


Ao longo das minhas viagens pelas provas de Santo Huberto, tenho tentado cativar novos praticantes e aficionados para esta modalidade. O principal óbice dos potênciais interessados, tem a haver com o terem de competir directamente com aqueles concorrentes que já por cá andam há muito tempo e têm cães especialmente preparados para esse efeito.

Ora, uma modalidade que não se renova, está condenada à estagnação. Todos os anos aparecem alguns interessados, mas que acabam por desaparecer no ano seguinte pelos mais diversos motivos. No entanto estou convencido que o principal será a falta de oportunidade de serem mais competitivos. É certo que aqueles que estão no Santo Huberto há mais tempo também tiveram de competir com outros que já eram mais antigos, mas talvez (quiçá...), os tempos seriam outros. A preparação dos cães era outra, as exigências eram outras, etc, etc.

Ocorreu-me, assim, uma ideia que poderá ser interessante e, caso tenha algum apoio, poder-se-á levar avante. Fazer uma prova de Santo Huberto para Iniciados, MAS com uma nuance: do conjunto caçador/cão, pelo menos um deles terá de estar a fazer a sua primeira prova. Isto é, pode ser um concorrente que nunca fez uma prova, acompanhado por qualquer cão, ou um concorrente já habituado a estas andaças, mas que terá de se fazer acompanhar por um cão que nunca tenha feito provas. Haverá assim um maior equilibrio dos conjuntos e que poderá contribuir para uma maior igualdade de oportunidades. Para tornar as coisas ainda mais interessantes, podermos, em função do numero de inscritos, fazer com que cada iniciado seja "apadrinhado" por um participante mais experiente, tendo este a "responsabilidade" de orientar o neófito.
Esta não seria uma prova importante a nível competitivo, na verdadeira acessão da palavra, pois a vertente didáctica e promocional seria o seu objectivo. 
Os Srs. Juízes convidados teriam um papel muito importante, contribuindo também com os seus julgamentos e respectivo raport, para a formação dos "mais novos". 

Deixo esta ideia/repto no ar. É um desafio para qualquer federação, associação ou clube de caçadores que tenha condições logísticas, físicas (campo de treino), e pretenda dinamizar o Santo Huberto como modalidade desportiva.
Pela minha parte estarei disponível para servir de charneira à iniciativa e estabelecer os necessários contactos. Podem-me contactar através dos e-mails: geral@santo-huberto.net, ou caesdeparar@gmail.com.

Saudações santohubertistas

(Embora as principais novidades serão sempre dadas neste Blogue, criei um grupo no Facebook, de forma a poder haver uma maior interactividade. Pode aceder AQUI)