quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Provas para Iniciados (orgânica)



Dando seguimento à última publicação sobre este tema e na sequência da ideia/projecto lançada, pretendo ir actualizando a informação disponível. 
Assim, tenho de reconhecer que a ideia teve maior impacto do que eu estava à espera e não se fizeram tardar as mais diversas reações e apoios. O feedback por parte dos potênciais interessados (iniciados), de entidades oficiais e particulares, ultrapassaram em larga escala o esperado. Também os habituais concorrentes do Santo Huberto contribuíram de uma forma espontânea, dando novas ideias, sugestões e disponibilizando-se para fazer parte do projecto. A todos, em nome do Santo Huberto, muito obrigado!

Do projecto inicial, e após ter ouvido outras opiniões e debatido essas ideias, já houveram algumas modificações e nuances que, julgo eu, darão uma melhor dinâmica e incentivo a todos os envolvidos. Claro que estamos sempre a tempo de ir fazendo ajustes de forma a que, para além de se conseguir minimizar os custos da logística, também haja uma maior proximidade geográfica a todos os interessados.

Neste momento, o que me parece mais importante salientar quanto à orgânica da iniciativa é o seguinte:

1- Serão realizadas 3 provas; Norte, Centro e Sul.
2- Cada prova será independente uma das outras, podendo, no entanto, todos participarem em todas elas, ou apenas numa.
3- Serão provas disputadas por equipas de 2 concorrentes, tendo que ser um deles um iniciado e o outro um concorrente habitual.
4- Cada concorrente fará parte de uma série, havendo uma apenas para os iniciados e outra para os mais velhos na modalidade.
5- Será criada a figura do "Padrinho", que será o concorrente habitual, ficando este "responsável" pela orientação no iniciado. Estas equipas poderão ser escolhidas pelos próprios, ou caso não seja praticável, a organização dará uma ajuda, convidando os concorrentes necessários para formar as equipas, em função dos iniciados interessados.
6- Haverá uma Barrage final, onde terão acesso apenas os iniciados, em representação da respectiva equipa. O acesso a essa Barrage será feito através do somatório da pontuação dos dois membros da equipa. Passarão à Barrage, as duas primeiras equipas de cada série.
7- Será solicitado aos Srs. Juízes convidados, que tenham uma postura didáctica durante a prova (série dos iniciados), e que façam um raport detalhado quando divulgarem as classificações. Pretende-se, assim, que todos possam corrigir eventuais falhas das suas futuras prestações.
8- Os iniciados terão direito a receber um Certicado de presença, em todas as provas. Para aqueles iniciados que concretizarem as três provas, será atribuídos certificados de participação final, com a especial menção da sua presença. 
9- A organização tentará, sempre que possível, fazer uma pequena reunião com os concorrentes, antes e/ou depois da prova, de forma a que possam ser expostas e esclarecidas algumas duvidas que possam ter surgido durante a mesma.

Por agora estas são as novidades. Tratando-se de uma ideia "viva", poder-se-ão ir fazendo ajustes, na tentativa de tornar as provas mais interessantes a que as metas propostas sejam mais fácilmente atingidas.
Brevemente serão divulgadas as entidades que já  manifestaram a sua disponibilidade e apoio para a realização destas provas, bem como alguns dos locais já definidos. As futuras datas serão negociadas em função de mútuos interesses.

(Caso tenham Facebook, existe um Grupo onde podem ir seguindo e debatendo o tema: VER AQUI)