terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Blogue Santo Huberto, 2009-2019

 


Recordando o 1º Dia, já passaram dez anos desde que iniciei este blogue e durante os quais tentei partilhar o que ia acontecendo no Santo Huberto em Portugal. Ao longo de dez anos anunciei provas, divulguei resultados e manifestei opiniões pessoais. O meu objectivo foi sempre o de promover, defender, dinamizar e melhorar a qualidade da modalidade. Fui sempre bem sucedido? Talvez não, mas não foi por não ter tentado, nem ter sido sempre intelectualmente honesto assumindo publicamente as minhas opiniões. Só por isso, quanto mais não seja, estou de consciência tranquila.

No ano passado, e na minha humilde perspectiva, foram-se acumulando vários problemas sobre os quais já fiz referência noutras publicações. Terá sido a gota de água. Foi, inclusive, motivo suficiente para ter deixado de actualizar este blogue.
Tentei sensibilizar as estruturas oficiais que tutelam o Santo Huberto em Portugal, mas, aparentemente, não resultou. Pelos vistos está tudo bem e não será preciso alterar nada. Respeito essa atitude, porém recuso-me a pactuar com ela. Quem cala consente e eu nunca me contentei em apenas gerir os meus silêncios.

Durante os meses em que este blogue esteve inactivo fui recebendo muitas mensagens de apoio e pedidos para o reactivar. Foram muitos aqueles a solicitar que voltasse a escrever, de anunciar as provas e divulgar os resultados. A todos esses quero dizer que muito me custou não os ter satisfeito, pois é para esses que este espaço existe e são esses que (para mim), fazem a diferença dentro da modalidade.

Este ano de 2019 retomarei o projecto inicial do Blogue Santo Huberto, contudo não anunciarei as provas oficiais realizadas no âmbito dos campeonatos nacionais e regionais organizados pelas federações, nem os seus resultados. As federações terão os seus canais próprios para o efeito e, por isso, não precisarão deste meio de divulgação.
Assim, irei dar voz apenas a quem não a tem. Os clubes, as associações, ou simplesmente os aficionados que queiram organizar uma prova, podem contar comigo. Divulgarei o evento, ajudarei na feitura dos cartazes/programas e até logisticamente, dentro das minhas possibilidades claro. Podem-me contactar para o efeito. Estarei disponível para ajudar em tudo que puder.

Desejo a todos um bom Ano de 2019, cheio de saúde e alegrias santo-hubertistas. 
Um abraço
Rui Bonito