segunda-feira, 26 de março de 2018

Troféu para o "Melhor Cão" da prova


Embora não exista, nem esteja previsto, em nenhum dos regulamentos do Santo Huberto, o Troféu para o "Melhor Cão" vulgarizou-se e agora é comum em grande parte das provas que se organizam em Portugal. 
Na realidade seria mais correcto chamar-lhe troféu para o "Cão Mais Pontuado", embora (e ainda assim), eu não considere que o processo de nomeação seja o mais justo. Partindo do principio que o "melhor cão" da prova será aquele que obteve mais pontos na sua série, acaba por não reflectir uma avaliação justa, uma vez que as condições dos terrenos que lhes são facultadas, bem como os critérios de avaliação de cada juiz, não são iguais.


Casos há, em que o cão mais pontuado nem sequer vai disputar a barrage. Ora, a meu ver, não fará muito sentido um cão ser considerado o melhor da prova, quando nem à barrage final chega.

Na minha modesta opinião (e vale o que vale), a existir tal troféu, ele deveria ser disputado entre os cães que estão presentes na barrage final e pelo seu desempenho nesta. Aí poderiam ser avaliados nas as mesmas condições de terreno, pelos mesmos juízes e com critérios idênticos.
Fica aqui uma sugestão para organizadores e juízes.